Alerta: máquina de promoções pode gerar confusão
Saudações, militares! Vão bem? Hoje iremos conversar um pouco sobre as consequências que uma “máquina de promoções” pode causar.
“O que é uma máquina de promoções?”
“Máquina de promoções” é um termo cômico utilizado quando ocorrem promoções em massa, ou seja, em grande quantidade. Essas promoções podem ser executadas por um único policial ou por vários.
“Mas promoções são ótimas! O que pode dar errado?”
De fato, promoções são sempre bem-vindas. No entanto, deve-se ter a consciência de que a promoção deve ser provinda de um bom desempenho na função anterior, levando o policial promovido ao próximo patamar da escalada hierárquica das patentes.
O que pode ocorrer quando se promove um policial no impulso, ou por amizade, é um despreparo em relação às funções que o policial promovido deve ter. Um exemplo: a promoção de um sargento a subtenente, sem que este saiba ao menos comandar a recepção, será um fiasco. Sargentos podem assumir C.R. com outro sargento, após ambos terem recebido treinamento; já Subtenentes podem assumir C.R. sozinhos. Imagine agora um Subtenente promovido sem preparo para assumir C.R., o quão caótica pode ficar a situação.
“Entendi... e isso é comum?”
Bem, a “máquina de promoções” geralmente é mais comum nas promoções de Soldado a Cabo. A promoção deste tipo de policial pode, sim, levá-lo a uma melhoria em relação a autoestima e motivação. Todavia, o que não pode ocorrer são promoções em que o Soldado é promovido apenas por estar em base.
Um Soldado que nunca teve a oportunidade de alistar um recruta não deve, de forma alguma, ser promovido a Cabo. Caso isso ocorra, estará gerando uma bola de neve: um Cabo que não sabe alistar, um Sargento que não usa alavancas, e assim por diante.
Portanto, muito cuidado com promoções! São presentes maravilhosos e motivadores, mas que podem levar a base ao caos.
Grato pela vossa companhia.
Atenciosamente, Major VIQTHOR.
Créditos da Redação: VIQTHOR
Créditos da Imagem: Kvnn10k
Revisado e Editado pela: Liderança da Imprensa. ®️