Sociologia Militar
É indiscutível que ao ingressar no ramo policial, você almeje ir longe, alcançar as maiores patentes, adentrar nas maiores autarquias, órgãos e subdepartamentos, chegar na liderança delas, e tudo isso para demonstrar o seu potencial e seu trabalho da melhor forma, mas ao contrário do que muito acredita-se, alcançar tudo isto não o torna um superior, ser um superior está além de patente/cargo, você deve ser um superior não para você, e sim para seus subalternos, mas não de forma que faça você melhor que eles, mas que você sirva para tornar eles melhores. Portanto, esse é um assunto que deve ser levantado em pauta em todo departamento.
Ao examinarem alguns casos, verifica-se que muitos superiores são vistos como espelhos para seus subalternos, e por conta do poder autoritário que os superiores têm, muito acabam utilizando dele errado, influenciando de má forma seus inferiores, ocasionando em possíveis problemas que possam envolver o departamento ao todo. Você como um superior também deve manter sua conduta acima de tudo independentemente da situação, como por exemplo, discussões fora de controle em base já vem se tornando algo normal, porém, é algo que deveria ser anormal, como parte dos superiores, deve mostrar exemplo e evitar se envolver nestes tipos de situações, a não ser que seja para encerrá-las, de forma breve e educada para não terminar gerando ainda mais conflito.
Ainda convém lembrar que em sua carreira como parte do oficialato de superiores, deve buscar sempre melhorar em conjunto com seus subalternos e garantir o respeito deles, os respeitando da devida forma, deve ser influente, porém, como você pode mudar para melhorar o desempenho do seu batalhão? Primeiramente, deve-se colocar no lugar deles em todas as situações em que você os colocar, dê ordens e tarefas que sejam possíveis de cumprir, não peça constantemente serviços exaustivos e nunca peça o que é impossível ou desumano, ofereça sugestões que possam garantir um maior rendimento dos mesmos, e caso você erre, mostre para eles onde você errou ao invés de tentar justificar, assim você e eles podem aprender com seu erro. Apesar das dificuldades encontradas no caminho, também lembre-se sobre ser um exemplo, e tenha um carisma e um bom semblante em base, não demonstre raiva por problemas pessoais ou trate aos outros de forma indiferente, tudo que vem de um influenciador, pode influenciar.
Por isso tudo, sempre devemos ter autoconfiança, contudo, sempre devemos também cogitar duas vezes antes de fazer algo que possa influenciar os que estão ao nosso redor, devemos prezar a nossa sanidade e a de nossos inferiores, prezar a evolução coletiva e o bem do departamento, aliás como citado no filme “Kingsman: Serviço Secreto”, a conduta define o homem.
Créditos da Redação: jeorge13
Créditos da Imagem: mclucasmor06
Revisado e Editado pela: Liderança da Imprensa. ®️