NEPOTISMO
Olá, caros leitores. A matéria de hoje é um tema muito polêmico, o nepotismo!
espero que gostem.
O que é, como funciona ?!
Atualmente, como uma prática infratora que busca favorecer o fortalecimento de seus laços familiares (Incluindo amizades), traz consigo diversas problematizações na qual, além de ser um tema bastante discutido pelo mundo à fora, o mesmo já está incluso nas leis como algo deplorável, e essa ação foi determinada pelo termo “nepotismo”.
É comum vermos práticas como essas conforme dentro das estruturas públicas mantém pessoas que são aceitas por favorecimento, colocando como algo desprezível os fatores mais importantes para tal aceitação: Eficiência, qualificação entre outros fatores que se sobressai diante à tais qualidades.
Não se pode negar que o papel que a política exerce na formação do caráter de cada pessoa é fundamental pois, sua capacidade de determinar uma rota para que certo indivíduo tenha uma base da justiça social na qual visa a ética e a moral como um ser único, será um bem terminantemente inapropriado.
Punições :
De acordo com o STF que editou a súmula vinculante 13 na qual trata-se do nepotismo é possível perceber que o nepotismo viola a constituição na qual tais punições vão desde uma simples penalização (Anulação da nomeação) até uma grave, como a perda dos direitos políticos. Logo é possível observar que além de atingir o senso comum de justiça, tal prática afeta um princípio maior na constituição, ou seja, o princípio da moralidade.
Conclui-se que o método operacional usado pela CSP (Centro de Segurança Policial), como um nepotismo resultante de uma punição grave é válida e além disso existe no código penal a diferenciação do nepotismo e favoritismo na qual estão dispostas em um mesmo artigo. Entretanto o nepotismo presente em nossa sociedade em uma alta relevância, pode gerar novas mudanças em nosso meio social, tal qual, criação de novas leis com mais rigorosidade para dar um fim na considerada prática anti-ética.
Então, é com este belo tema que finalizamos nossa matéria de hoje sobre nepotismo. Espero que tenham gostado.
0 Comentários